segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Coelhos

O coelho é um dos animais mais característicos da quinta. Ainda é possível encontrá-lo em liberdade, com muita facilidade, e é cada vez mais procurado como animal de companhia, mas é nos animais de quinta que melhor se enquadra.

* Características

Peso: 3 a 4 kg
Período de gestação: 30 a 40 dias
Tempo médio de vida: 5 a 10 anos
Existem mais de 50 raças de coelhos em todo o mundo. O mais conhecido é o chamado "coelho comum". O coelho selvagem tem hábitos noturnos, mas os coelhos de estimação se adaptaram bem à vida durante o dia.

* Alimentação

A maior parte dos coelhos come e mostra-se ativa do anoitecer ao amanhecer , e passa o dia descansando e dormindo. O coelho come muitas espécies de plantas . Na primavera e no verão , seu alimento são folhas verdes incluindo tevos , capins  e outras  ervas . No inverno , come galhinhos, cascas e frutas de arbustos e árvores . Os coelhos às vezes causam prejuízo à lavoura  porque mordiscam os brotos  tenros de feijão, alface , ervilha  e outras plantas. Também danificam árvores frutíferas porque roem sua casca . É importante ressaltar que os coelhos têm a cenoura como a base de sua alimentação. Não devem, em hipótese alguma, comer alface, pois esse vegetal pode causar diarreia.



* Reprodução

A gestação da coelha dura cerca de 30 dias. Geralmente nascem quatro a cinco láparos (filhotes de coelho) por vez, mas esse número varia de dois a nove. Os filhotes não enxergam nem ouvem, e não têm pêlo. A mãe os mantém no ninho que cava no solo. Ela pode não ficar no ninho, mas permanece sempre perto. Forra o ninho  e cobre os filhotes com capim e com pêlos, que arranca do próprio peito com os dentes. A cobertura esconde os coelhos recém-nascidos e ajuda a mantê-los aquecidos. Quando os láparos têm cerca de dez dias, já podem ver e ouvir , e possuem pêlo macios.
Cerca de duas semanas, depois do nascimento, quando já têm uns 10 cm de comprimento , os filhotes crias deixam o ninho e escondem-se entre folhas e ervas  altas. Geralmente cavam suas primeiras tocas próximo ao ninho. A coelha raramente cuida dos filhotes por mais de algumas semanas depois do nascimento . Algumas fêmea do coelho-de-rabo-de-algodão começam a formar suas próprias famílias com menos de seis meses de idade.





*  Sistema digestório

Os coelhos têm maior capacidade para digerir a sacarose quando são pequenos, enquanto que a capacidade de digerir a frutose aumenta com o tempo (os coelhos adultos digerem bem a frutose e mal a sacarose);
O aparelho digestivo do coelho é muito especializado, para aproveitar ao máximo o material ingerido; o intestino muito desenvolvido e com uma flora muito particular, que produz umas fezes chamadas cecotrofos e são muito ricas em proteínas de alto valor biológico e que todos os coelhos saudáveis devem ingerir.

* Locomoção 

Os coelhos normalmente fogem de seus inimigos, se seu predador chega muito perto, o coelho corre, e pode dar saltos longos, de até 3m, e sua velocidade vai à 100km/h. Além disso sua técnica para quando corre também é inteligente ,corre em ziguezague.

* Sistema respiratório

O sistema respiratório do coelho é o sistema de vias aéreas pulmonares, onde a oxigenação dos tecidos entra pelos pulmões passa pelas arteríolas chegando às hemáceas que carrearão o oxigênio (que se ligam ao ferro na hemoglobina da hemácea) para todos os tecidos do corpo, depois que liberam o oxigênio retornam por via venosa e pelo sistema circulatório voltam aos pulmões para novamente fazer o ciclo. O sistema respiratório conta muito com o sistema circulatório, pois é o coração que bombeia o sangue para os tecidos, e são as artérias e veias que fazem com que o sangue se comunique com os tecidos do corpo.

5 comentários:

  1. Olá! primeiramente, parabéns pelo ótimo projeto desenvolvido por vocês! Gostaria de saber mais sobre a termorregulação corporal dos leporídeos visto que tenho duas aqui em casa. Fico no aguardo e desde já agradeço pelo retorno!
    Atenciosamente,
    Suzane.

    ResponderExcluir