terça-feira, 19 de outubro de 2010

Lebres

Para muitos, a lebre é apenas um coelho grande, mas de facto trata-se de outra espécie com características muito próprias, entre elas: o seu tamanho, o tamanho das suas orelhas e a forma como corre sobre a erva alta, dado que tem umas patas posteriores bastante maiores que os coelhos bravos comuns. A sua coloração, castanho esverdeado, faz parte da camuflagem necessária a animais que vivem em espaços abertos e que têm muitos predadores permanentes.


* Características

FILO: Chordata
CLASSE: Mammalia
ORDEM: Lagomorpha
FAMÍLIA: Leporidae

Comprimento: 60 cm. mais
6 cm de cauda
Período de gestação: 45 a 53 dias
Duas crias de 2 a 5 Filhotes por ano




* Reprodução
As lebres procriam, em média, duas vezes por ano, e a sua prole raramente ultrapassa as duas crias por ninhada. Uma das diferenças entre lebres e coelhos é o fato de que os filhotes daquelas já nascem com pequena capacidade motora e visual, enquanto que os filhotes desses nascem completamente cegos e ficam no ninho por algumas semanas até poderem sair sozinhos. Os ninhos das lebres são constituídos por depressões rasas ou são áreas aplainadas na grama, diferentemente dos coelhos, que os fazem em tocas no solo.


* Alimentação 
As lebres alimentam-se com brotos de gramas, folhas de amendoim, milho, feijão, alface e principalmente raizes de mandioca, sendo a base da sua alimentação semelhante à do coelho.

* Locomoção
A lebre é considerada um dos animais mais rápidos, podendo atingir velocidades na ordem do 72 km por hora ,as lebres vivem em campos e dunas, são animais noturnos, que ao anoitecer saem para se alimentarem e acasalar-se


* Sistema  digestário
A lebre tem um sistema digestivo modificado que lhe permite conseguir a maior parte da sua nutrição de ervas e vegetação. Gostam de um leque variado de plantas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário